top of page

A LUTA PELA DIVERSIDADE NO MERCADO AUDIOVISUAL

Acompanhe a luta pela inclusão dos grupos socialmente invisibilizados na indústria a partir das visões de mercado e experiências de profissionais dedicados à causa.

Conhecido pela difícil integração e essencial networking, o mercado audiovisual não se apresenta como um ambiente caloroso e acolhedor para todos. Pesquisando mais sobre o assunto, é possível encontrar diversas histórias inspiradoras, mas também dolorosas, que carregam o sofrimento da discriminação e exclusão. 


Confira algumas opiniões, visões e experiências de pessoas que convivem com essas adversidades no mercado audiovisual, e utilizam suas vozes na luta por uma sociedade mais inclusiva

51+wOFTDCpL._AC_UF1000,1000_QL80_.jpg
Pedro França e sua luta pela inclusão na indústria audiovisual

Pedro Henrique França é jornalista, diretor, roteirista e ator. Seu trabalho mais recente foi o documentário "Corpolítica", lançado em 2023, retratando a falta de representatividade na política brasileira ao compartilhar as experiências de candidatos que contribuíram para a causa. Atualmente é apresentador do programa PCD POD, o primeiro podcast criado por pessoas com deficiência do Brasil. 

 

O diretor trás a luta pela diversidade com sigo em seus projetos, contribuindo para a inclusão de profissionais pouco visibilizados e a conscientização do público sobre o tópico.

Pedro no cenário de gravação do PCD POD - Fonte_ Instagram do Pedro H. - 372010816_2636433

O Papel da Diversidade no Desenvolvimento Econômico

Na segunda edição do Fórum Spcine, realizada no dia 15 de julho de 2023, sua programação foi construída envolta da economia e inovações do setor. Uma das mesas de debate organizadas no evento foi direcionada ao papel da diversidade no desenvolvimento econômico. 

Abordando o aspectos que interligam a pluralidade com as questões corporativas das empresas que compõem  a indústria audiovisual, estavam presentes os convidados: Bartolomeu Luiz, homem trans atuante na causa contra a LGBTQIA+fobia, Pedro Henrique França homem com nanismo ativo na luta contra o capacitismo, Sandra Sérgio que trabalha com projetos de fomento da diversidade, e Tamiris Hilário ativista na luta contra o racismo e mediadora do encontro.

8735D970-A0DE-4321-9F08-EC5D8202BA95_edited.png
10-300x300.png

A mulher negra no audiovisual

Em parceria com a Spcine, a edição de 2023 do PerifaCon, evento voltado à democratização do acesso à cultura nerd, geek e pop nas periferias, realizou algumas mesas de debate, no dia 30 de julho, contemplando temas de extrema importância para o cenário audiovisual, direcionadas às obras produzidas nas periferias.

 

Com participação de Ana Julia Travia, Ju Almeida e Renata Martins como convidadas, e Gabrielly Oliveira como mediadora, formou-se a composição do painel dedicado à representatividade da mulher negra no audiovisual.

Foto da mesa - Fonte_ Instagram – Postagem interativa da Perifacon e Spcine -365588959_181
Cinema Brasileiro

Dentre os temas das mesas de debate organizadas pela PerifaCon 2023, o cinema nacional se tornou um dos destaques do dia. Abordando as condições de trabalho no audiovisual, a romantização da profissão, experiências dos convidados e os mecanismos facilitadores para a produção de filmes pela comunidade da periferia, foram convidados a participarem da mesa:  Hela Santana, Gautier Lee, Gabrielly Oliveira, com a mediação de Thiago Guimarães.

Cinema Indígena

O 2º Fórum Spcine reuniu uma série de mesas de debates para contemplar seu tema principal "Desenvolvimento Econômico e Inovação". Retratando o cinema indígena, Priscila Tapajós, Ítalo Mont Konan e Takumã Kuikuro, trouxeram as adversidades que enfrentam para conseguirem documentar a cultura de seu povo por meio de suas vivências com o ofício.

image-3-1024x610_edited_edited.png

Foto: Takumã Kuikuro / Reprodução

Acompanhe

Contemplando o tema Diversidade, realizamos uma playlist de documentários para conferirem as obras citadas, poderem se aprofundar nos tópicos abordados e ampliar seus repertórios com títulos de diferentes formatos, independentes e de grandes produtoras, famosos e alternativos.

CRIP CAMP: A DISABILITY REVOLUTION | Official Trailer | Netflix | Documentary
Pray Away | Official Trailer | Netflix
TRANSVERSAIS | Trailer Oficial
AmarElo - É Tudo Pra Ontem | Trailer oficial | Netflix
Olhares da Diversidade - O Documentário
Ex-Pajé | Trailer Oficial
Martírio | Trailer Oficial
Carta Para Além Dos Muros | Trailer Oficial
Documentários
Plataformas de Streaming
image.png
image.png
image.png

TCC produzido por Maria Eduarda Esteves de Oliveira

Orientador: Anderson Gurgel Campos

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Curso de Jornalismo

Plataforma utilizada: Wix

Texto: Maria Eduarda Esteves de Oliveira

Diagramação e arte: Raquel Paiva

Fotos creditadas

edição de vídeos: Maria Eduarda Esteves de Oliveira

Este Trabalho de Conclusão de Curso não reflete a opinião da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Seu conteúdo e abordagem são de total responsabilidade de seu autor. ©2023 Por trás das Lentes. Todos os Direitos Reservados. Projeto acadêmico sem fins lucrativos.

bottom of page